3 de março de 2009

Encoprese

Encoprese caracteriza-se pela repetida eliminação (voluntária ou involuntária) de fezes, em lugares não destinados à eliminação. Algumas crianças sujam suas roupas com as fezes, ou outras podem depositá-las no chão, ou até em lugares de destaque.
O diagnóstico da encoprese só é dado a crianças com mais de quatro anos de idade, que apresentam esse comportamento pelo menos uma vez por mês, por no mínimo três meses. Esse comportamento não pode estar associado ao uso de laxantes. (Critério Diagnóstico do DSM-IV)
A encoprese pode ser classificada em dois tipos: primária (quando nunca houve o controle), ou secundária (quando houve o controle, e foi perdido posteriormente). A encoprese é mais comum entre os meninos, e sua causa pode ser fisiológica ou emocional.

O cheiro exalado pela criança que suja as calças, deixa evidente para quem convive com ela que alguma coisa está acontecendo. Na escola ela pode sofrer discriminação de outras crianças.
Acho importante que os pais relatem à escola a ocorrência da encoprese. Uma professora atenta e bem informada pode ajudar, e evitar que situações desagradáveis ocorram com a criança.

É fundamental que os pais busquem orientação de médicos e psicólogos, para averiguar se há fatores orgânicos ou psicológicos envolvidos.O quanto antes a criança conseguir controlar a eliminação das fezes, menor será o prejuízo da sua auto estima, e da sua socialização.

91 comentários:

Unknown disse...

Oi Dra.Adriana.
Achei muito importante o material colocado no site sobre Encoprese, estou muito preocupada com uma aluna de 5 anos e que apresenta estes sintomas, fazendo as fezes nas calças duas vezes por tarde. Ela está emagrecendo, e o seu relacionamento na escola mudou muito.

Anônimo disse...

TUDO BEM Dra.ADRIANA,

RESOLVI ENVIAR-LHE O MEU COMENTÁRIO NA ESPERANÇA DE QUE EU POSSA SE AJUDADA.
ESTOU SOFRENDO DESSE PROBLEMA EM MINHA CASA COM O MEU FILHO DE 5 ANOS. ELE COMEÇOU A TER ESSE COMPORTAMENTO DEPOIS Q TEVE UMA PROFESSORA QUE CHAMOU SUA ATENÇÃO AOS TRÊS ANOS DEPOIS QUE PELA PRIMEIRA VEZ ELE DEFECOU NA ROUPA.DAÍ EM DIANTE TUDO PIOTOU MUITO , MAS EU PENSEI QUE FOSSE MELHORAR.HOJE AOS 5 ANOS A SITUAÇÃO ESTÁ PIOR E JÁ NÃO SEI O QUE FAZER MAIS , POIS ELE SE SUJA TODO O TEMPO, E EM QUALQUER LUGAR (MESMO SE O BANHEIRO ESTIVER DO LADO).
PERCEBI Q PIOROU MUITO DEPOIS Q SUA IRMÃ NASCEU HÁ 1 ANO!
ALÉM DISSO COMEÇOU TBÉM A PRENDER O XIXI E FICAR PEDINDO DESCULPAS O TEMPO TODO ,SEM NENHUM MOTIVO.

O QUE DEVO FAZER???????????

POR FAVOR ME RESPONDA!

Cris disse...

Olá Dra. Adriana.
Depois de quase 5 anos com minha filhinha sujando ou defecando na calcinha,descubro que ela tem encoprese.Gostaria de saber qual o melhor tratamento para esses casos???? Ela ja chegou a sujar ate 5 vezes ao dia.No começo muitos brigaram com ela pensando que fazia por que queria.Ela anda receosa de falar que fez e quando faz fica no cantinho meio que escondida.Preciso muito de ajuda,pois me sinto muito culpada!!!! OBRIGADA beijos Cris

Luciana disse...

Olá Dra. Adriana. E com muito prazer e também com muita preocupação que posto esta mensagem. Tenho um filho de 5 anos e desde que deixou de usar fraldas fa cocô repetidas vezes ao dia na roupa. Já fizemos tratamento com um gastro e foi descartada a possibikidade de problemas intestinais. As psicólogas que procurei nem mencionaram encoprese. Peço sua ajuda. Foi através de pesquisas na internet que descobri o que realmente meu filho tinha. Na creche as tias souberam lidar bem com ele, porém agora ele vai para a escola e tenho medo do que ele possa vir a enfrentar. Se puder me der alguim conselho sobre tratamento eu lhe agradeceria muito, desde já meu muito obrigado.

Unknown disse...

Olá Dra. Adriana.
Meu nome é Danielle, tenho um sobrinho de 8 anos que tem este mesmo comportamento, já levamos ele a alguns médicos e não conseguiram diagnosticar nada, através de pesquisa na internet encontrei este problema a Encoprese que eu acho que este seria o diagnostico pois relata muito bem o que acontece com ele. Tenho muita pena dele pois ele se suja varias vezes no dia, chegando a levar muitas reclamações de todos, inclusive na escola os amiguinhos não querem brincar com ele quando percebem que ele está sujo, algumas mães já proibiram seus filhos de brincar com ele achando que seria uma doença contagiosa.
É muito sofrimento para uma criança e para nós que o amamos, não sabemos o que fazer, para qual médico levar, como lidar com isso.
Gostaria de uma orientação sua.
Grata.
Danielle.

Unknown disse...

Boa Tarde Dra Adriana.
Resolvi lhe escrever na esperança de que possa ser ajudada.Meu filho tem 5 anos e faz coco na cueca de 3a 4 vezes por dia.Ele controlava bem as fezes até os 3 anos, mais depois disso não sei o que aconteceu ele vem sujando a roupa e não é só em casa na escola também, já briguei com ele, ja falei com carinho, nada adiantou. O que devo fazer como devo agir.Percebo que quando esta fazendo fica escondidinho num cantinho e se recusa ir ao banheiro.Fico me sentindo muito culpada por não conseguir ajudá-lo.Por favor me ajude.Estou desesperada! Grata Luciana

Unknown disse...

meu filho tem 14 anos e quase sempre esta com as calças ou chortes sujos de fezes oque devo fazer ele não percebe apenas elas saem começou tem quase 1 ano obrigada.

Anônimo disse...

drªo meu filho desde os 7 anos vinha a ter encoprese pequenas quantidades de cócó nas cuecas dum cheiro intenso e muitas vezes ate mole levei a peupsiquiatria á gastro tudo deu a sua opinião tudo fiz o problema voltava, até que um dia falei com uma nutricionista ó qual respondeu todo o mundo se preocupa em desentopir com laxantes e entopir quando existe a diarreia mas existe a flora intestinal que muitas vezes com os antebióticos é agredida mandou-me dar probióticos ás refeições fiz durante 2 meses o certo é que já vai á um ano e a situação é completamente diferente vai normalmente á´casa de banho mas não deixou de aconcelhar que pelo menos fazer um mês por ano um tratamento com probióticos .O tempo que existiu a encoprese foi 6 anos o que vinha já a ter efeitos psicológicos com a auto-estima muito em baixo.Desde cedo fez desporto para não entrar no isolamento,hoje faz competição já em provas internacionais.Digo a todas as mães não desistir e falarem muitas vezes fui criticada por falar no problema do meu filho era vergonha o certo é um dia surge alguém que sabe e ajuda. Já a minha mãe dizia quem cala consente.Espero que este meu comentário ajude.ISABEL

Unknown disse...

Boa Noite,Dra. Adriana!
Li esta matéria pq minha filha de 03 anos está deixando escapar fezes na calcinha. Ela fica com a bundinha toda "lambuzada". Já briguei, mas percebi que não era culpa dela. Ela está fazendo isto direto. Será que ela tem encoprese? O que devo fazer? Está sendo muito constrangedor tanto pra ela qto pra mim. Nem na escolinha ela está indo. Me ajude, por favor!
Um grande abraço e muito obrigada!!!!

ANDREIA

Anônimo disse...

ola DRA estou te escrevendo porque não sei mais o que fazer tenho um filho de 9 anos e a 3 ele tem encoprese ja foi no psicologo varias vezes mas nada de resultado meu marido é muito bruto com ele e tenta resolver no grito e nos tapas ja não sei mais o que fazer por favor me ajude muito obrigado

Unknown disse...

Boa tarde Dra.Adriana.
Estou sofrendo deste problema com o meu filho a quase um ano e meio.
Ele se recusa a usar o vaso sanitario,ja tentei de tudo e nada resolveu.
Ele tem 3 anos de idade e faz xixi normal no vaso,nem pede mais,vai sozinho ao banheiro,mas as fezes,ele se esconde em algum lugar da casa e depois avisa que fez.
Gostaria da sua opinião referente a este assunto,ele é filho unico,mas convive com meus pais e meu irmão de 16 anos.
Não tem a companhia do pai que foi embora quando ela tinha 1,2 meses de vida,isso pode estar relacionado ao pai dele ou a alguma outra coisa.
Gostaria de um conselho,passo 6horas por dia trb e o resto fico com ele.



Obrigado,jessica santos

Anônimo disse...

Boa noite Dra. Adriana
Realmente preciso de ajuda,meu filho tem 6 anos e faz coco nas calças quase todos os dias.Desde q ocorreu uma brincadeira boba q sua prof fez na sala de aula a 1ano isso esta ocorrendo sempre, mesmo trocando d escola ele continua, mas tenho quase certeza d que o motivo é q estou longe dele pois ele vive com minha sogra em curitiba e eu moro em balneário camboriu, por motivos.... será q por este motivo de estar longe dele ele esta com problemas emocionais? obrigada

Heliana Pessoa disse...

Olá a todos!
meu bebê tem 6 anos e também passa pela mesma situação... eu aindo uso lenço umedecido para limpá-lo várias vezes ao dia.. e também coloco fraldas nele, tem uma tamanho GG que consigo adaptar para caber nele.. compro sempre cuecas novas.. me preocupo com ele, nas escola as crianças tiram brincadeiras, os pediatras que falei nem conheciam o problema, encontrei na internet uma resposta pois ninguém sabia o que era.. como vcs também preciso ajudar meu bebê mas não sei como... eu o amo demais e quero que ele fique bem.. peço orientações..

Anônimo disse...

Tenho um filho de 12 anos já na 5a.série e continua fazendo coco nas calças.Já tentei de tudo, conversar, ser legal, ser enérgica, tirar hobbys como pc, video game, passou com psicólogas,médicos e nada de parar.
Não sei como resolver isso, porque fico muito nervosa,e já não tenho mais argumentos de faze-lo entender algo como dever ir ao banheirode uma maneira natural.
cartao1@gmail.com

eli disse...

OI DOUTORA MEU FILHO TEM 6 ANOS E NÃO FAZ LITERAL METE CÔCÔ MAIS SUJA A CALÇA E DIZ NÃO SENTIR O TAL ODOR E AS VEZAS PASSA MUITO TEMPO BRINCANDO SEM SE IMPORTAR CO O ODOR NEM COM ESTAR SUJO QUE POSSO FAZER PIS JPÁ ESTÁ SE TORNANDO INSUSTENTÁVEL,E FICO COM PENA DELE POIS AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A MANGAR DELE

edna disse...

boa tarde , dr eu também estou com o mesmo problema meu filho de 8 anos tem esse problema de encoprese , ele faz coco na calça desde os 4 anos , agora que a irmã nasceu parece ficou pior , o que eu posso fazer por favor me ajuda edna.andrade59@gmail.com ...obrigada

Cida disse...

Boa noite Dra.Adriana
Por favor me responda,pois estou com duvida´referente ao meu filho de 5anos, há cerca de alguns meses
ele começou a sujar a cueca de coco, passar na parede e outros objetos e tambem nos dedos mas somente quando esta em casa.Faz coco no vaso normalmente, mas mesmo assim faz o que citei acima. obrigada!cida.mc@bol.com.br

cristina disse...

Dra Adriana, também sofro com este problema.Meu filho de 6 anos apresenta encoprese desde os 3, surgiu após uma internação hospitalar para lavagem intestinal(fecaloma). Já consultei com Proctologista, Psicólogo, e,óbvio, a Pediatra. Vai ao vaso, mas o que libera de fezes não é suficiente, pois suja a cueca. Como não cabe a fralda, forramos com absorvente feminino, pois o odor é forte e ele freqüenta escola, Judô, Futsal. Já conduzi de diversas formas, observo que às vezes sendo mais enérgica, ele defeca.

Anônimo disse...

Olá drª Adriana,
meu Filho tem 6 Anos, e de vez enquanto ele defeca na cueca, ja fizemos diversos tipos de coisa como: mandar ele lavar deixar de dá presente, não deixar ele fazer as coisa que ele gosta, mas não teve jeito ainda continua, não sabemos o que fazer nesse caso.
Aguardo seu Retorno.

Anônimo disse...

maria Dra.Adriana porfafor diga-me o que devo de fafer com o meu filho que tem 9 anos ele a uma semana fas coco nas calsas e anda mais calmo e remumsgao

Anônimo disse...

olá dra.adriana. ha 4 anos venho sofrendo muito com meu filho de11 anos, ele tem encoprese até hoje naõ sabia o que era esta palavar. resolvi pesquisar na net e ele tem todos os sintomas naõ sei o que fazer ja passei ele com varios medicos e eles nem me falarão o que ele tinha. espero que a senhora possa me ajudar me orientando no que posso fazer.desde ja agradeço!

Unknown disse...

muito obrigado por esclarecer,ao postar meu comentário com lagrimas,meu filho sempre foi muito educado,e muito elogiado por todos e ainda é,mas depois que seu irmãozinho de 5 meses nasceu ele vem fazendo cocô nas calças,já fiz de tudo,mas de nada adiantou,que faço?

Jane Santos disse...

Boa noite Dra. Adriana,
Fiquei esperançosa quando achei na internet seu texto sobre Encoprese. meu filho, que já está com 7 anos tem esse problema. Já tentei várias coisas; ele toma remédio, em alguns momentos melhora, não suja a cueca e fica aliviado quando consegue fazer côco no banheiro. Este problema já está afetando a todos na minha família.
Ele, desde que nasceu tinha prisão de ventre e aos 7 meses teve uma virose que ficou muitos dias com diarréia, depois o coco endureceu e ao fazer, sentiu muita dor. Desde ai ele passou a segurar o côco, dizia e diz que dói, hoje às vezes diz que tem medo pois acha que vai sair muito grande...Em fim, isso tem trazido muito sofrimento a todos e preciso de ajuda.
Se puder me responder ficarei muito agradecida.
Jane

Anônimo disse...

OLA DOUTORA...
MINHA FILHA TEM 5 ANOS E AO QUE ME PARECE ELA PASSA POR ESSE PROBLEMA, ELA SEMPRE FAZ COCO NA CALCINHA E ISSO OCORRE DESDE A RETIRADA DAS FRALDAS, JÁ BRIGUEI, IGNOREI TRATEI COM CARINHO MAS NADA MUDOU... GOSTARIA DE AJUDA...

Keila disse...

Olá!!! Tenho uma filha de 2 anos, estou tentando que ela deixe as fraldas.Agora todas as vezes que ela faz cocô ela pega o cocô e sai sujando a casa.Já chegou até mesmo a comer. Já não sei mais o que faço.Já conversei e castiguei várias vezes. Por favor me ajudemmmm estou desesperada.
Obrigada

Anônimo disse...

Boa noite, eu tenho um filho bipolar e com retardo mental leve,ele sós saiu das fraldas aos 4 anos qdo começou a falar.Mas agora ele apresenta o quadro de encorpese,eu ja conversei,já expliquei e nada adianta...sinceramente não sei mais o que fazer. Desde já agradeço pela atenção

Sandra Oliveira disse...

Dra Adriana

Meu filho que irá completar 5 anos no proximo mês (Julho), de alguns dias pra cá, começou a ter enurese e encoprese, ele saiu das fraldas aos 2 anos e 2 meses, muito tranquilamente e agora estou enfrentando esse problema e não sei o que fazer.
Gostaria que me desse uma orientação de como devo agir.

Anônimo disse...

Dra Adriana

Meu filho que irá completar 5 anos no proximo mês (Julho), de alguns dias pra cá, começou a ter enurese e encoprese, ele saiu das fraldas aos 2 anos e 2 meses, muito tranquilamente e agora estou enfrentando esse problema e não sei o que fazer.
Gostaria que me desse uma orientação de como devo agir.

Amanda disse...

Ola Dr Adriana, Meu nome é Ayalla tenho um filho de 11 anos e desde dos 5 anos de idade que ele fica soltando coco nas cuecas, notei que isso começou a conteçer durante a minha separação com o pai dele.
Ja o levei em nutricionista, proctlogista, gastro e nada resolveu e ninguem sabia explicar o que ele tinha!
So agora atraéz de você descobrir que ele tem ENCOPRESE. Todos nos da familia sofremos muito com esse problema dele, no inicio achavamos que era propozital, mas descobrimos que era involuntario, ele ja está tao acostumado com esses acontecimentos que nem sente mais o odor que ezala de fezes, ele tem sofrido muito pois tem passado por regeicoes e preconceitos na escola e com alguns amigo. Me sinto culpada, meu filho foi muito afetado durante a separação. Quero ajuda-lo, mas nao sei mais o que fazer, estou desesperada!!! Tenho percebido que ele tem estado com a auto estima muito baixa e sempre anda triste, não sei mais o que fazer, quero ele tenha uma vida normal!!!
Por favor Dr me ajude!!!!! Me oriente o que eu devo fazer?? Por favor me responda!

Fernanda disse...

Olá dr... Por favor se vc puder nos ajudar ficarei imensamente, grata tenho um sobrinho de de oito anos de e ele tem encoprese tem gostaria de de saber como faço lidar com isso, pois minha irmã e que é a mãe do menino, grita a surta e até já bateu o nele.... De tanto desespero sei que ela o ama mas não sei sabe lidar com com a situação. Ele não quer mais ir na escola e é um nítido, que está sofrendo muito... É um menino lindo e não recebi lhe falta de nada... Porém o casamento do de minha irmã e não anda a bem a anos e ainda não para piora a seus avós, adoeceram juntos, e o meu produto sobrinho de sofreu muito.... Tudo isso é agravou, a situação... Me ajude por favor der repente vamos até seu consultório... Somos de Campinas. Meu nome é Fernanda desde que já agradeço pela atenção.

Anônimo disse...

Bom dia,Ariana estou já sem rumo se puder de dar algum conforto.Meu filho tem 7anos e tem encoprese, ele sofre e eu também.Ele se consulta com uma psicoloca mas ainda não encontramos á solução.se puder me ajudar...

Katharine disse...

Boa noite,hoje resolvi procurar sobre esse assunto que não sabia que existia essa encoprese,tenho uma filha de 7 anos e ela tem feito 2 a 3 vezes cocô na calcinha,antes ela fazia 1 vez,deu uma parada um tempo e depois voltou parece pior,às vezes qdo vai na casa de coleguinhas bem perto de casa ou até mesmo dentro de casa ela faz,nessa noite passada ela acordou no meio da noite para se lavar porque fez um pouco de cocô na roupa,antes achava que era preguiça dela ou sei lá,agora estou ficando mais preocupada do que nunca e nem sei mais o que fazer,já conversei,já coloquei de castigo,já até bati achando que era preguiça dela,mas hoje nem falo mais nada porque espero que ela tome uma decisão de não fazer mais na roupa,não sei mesmo qual decisão tomar,se continuar será que vou ter que procurar um especialista?e qual o melhor caminho a resolver,agradeço!!!

Katharine disse...

meu imail :katdangeles@hotmail.com
sou Katharine do texto acima da filha de 7 anos,por favor preciso de alguma orientação.Agradeço!!!

Simone disse...

Olá Dra. Adriana, Também passo por isso... Meu filho vai fazer 11 anos agora em setembro!!
Percebi que piora quando a ansiedade dele está exageradamente alta! Seja por um passeio, ou um vídeo game que quer passar de fase, ou algo que ele sente muito prazer em fazer, ou, principalmente, quando ele guarda suas emoções negativas!! Tudo está ligado a isso... Minha fase agora é que ele não aguenta mais... Busco encorajá-lo para ter confiança em si, retiro o foco que lhe causa ansiedade (o que gera mais ainda por um tempo) depois volta ao normal... Tb lhe ofereço todos os dias de manhã 5 a 10 mls de passiflora!! Funciona!! É difícil demais... Pois eles negam e quando percebemos eles se frustam, brigam, se envergonham... Eu as vezes dou meus chiliques... mas a cada dia vejo que é com carinho que eles conseguirão! Já levei a gastro, psicologa, neuro e nada... Faço ele se limpar, ele lavar a cueca... mas as vezes dou umas colheres de chá... é muito cansativo... mas tenho fé!! Um beijo!
si12gara@gmail.com

Anônimo disse...

volá dra , twnho dois filhos. um de onze anos e outro de quatro. o mais velho desde os tres faz coco na roupa e agora o mais novo esta copiando, como vários pais já fiz vários tratamentos enão sei o que fazer mais. ando muito triste por causa disso, qual é a soluçaõ?

Unknown disse...

Oi Dra. Adriana ,
Eu li todos os casos postados em sua pagina porque estou desesperada a procura de uma cura desse problema , pois já estou com 18 anos e desde os 4 anos tenho Encoprese, não sei mais o que eu faço, pois não consigo trabalhar, estudar , viajar por esse motivo.
A Encoprese em mim acontece de 6 a 10 vezes por mês.
o que eu faço Dra.Adriana ? Esse problema tem cura? Qual é o tratamento que devo fazer?

Gislaine disse...

Oi Dra. Gostaria de saber o que eu posso fazer para ajudar a minha filha de 3 anos que só faz coco na calcinha. O xixi ela controla muito bem durante o dia. Nestes dias tenho colocado fralda novamente nela, mas tenho medo de estar errando. Como devo proceder para ensiná-la? Obrigada.

zenna disse...

Olá Dra. Adriana, tenho uma filha que desde os seis anos suja a calcinha, percebi que isso começou por que ela passou a ter nojo e antes era eu quem limpava, depois que ela passou a se limpar, ela fica com nojo e segura a vontade até não aguentar mais, então percebo que ela começa sujar a calcinha, ja conversei, já gritei,já bati nela e nada adiantou...não sei mais o que fazer, quando ela faz percebo que também fica nervosa e me esconde, esconde até a calcinha suja. o que devo fazer. Por favor me ajude.

Anônimo disse...

Olá, Dra. Adriana! Meu filho tem 12 anos e suja as calças desde dos 6 anos. Descobri hoje ,pesquisando na internet, depois que ele sujou mais uma vez. Sempre converso com calma com ele ,pergunto o motivo q o leva a fazer isso e ele diz q faz por preguiça ou medo de ir ao banheiro. Sofro muito com isso pq toda noite ele faz isso. Ele começou com isso depois q compramos um computador,passa horas jogando games,facebook...Na escola ele nunca fez,nem na casa de outras pessoas,só faz isso em casa,então ele controla. Estou desesperada pois o tempo passa e ele não muda. Pelo menos agora eu sei o nome "ENCOPRESE" e gostaria de saber se já tem tratamento adequado p/isso? Fora disso ele é um menino muito inteligente,super normal. Sou separada do pai dele que sumiu e nunca o procura mesmo sabendo ainda onde moro. Será q isso tem a ver com a situação? Obrigada Dra. Peço que me responda se puder,pois estou muito angustiada. Obs: Ele não come direito e só gosta de alimentos gordurosos e muito chocolate. Meu email é cida.couto2@yahoo.com.br

alice disse...

OI DRA ADRIANA. TUDO BEM? MEU NETINHO TEM 4 ANOS E OITO MESES FAZ COCO NA COECA, ELE FAZIA NO VASO, DEPOIS QUE A IRMÃ NASCEU A UM ANO E TRES MESES ELE COMEÇOU, TINHA O INTESTINO PRESO FICAVA ATÉ UMA SEMANA SEM IR AO BAHEIRO, LEVAMOS A VARIOS PEDIATRAS TODOS FALAM QUE É PSICOLÓGICO, RECEITA LAXANTES ETC... NÃO ADIANTA NADA, ELE FICA SO SE VASANDO FICA MOLHADO O TEMPO TODO AS VEZES EU ACHO UMAS BOLINHAS MITO DURAS NA COECA DELE, JA USEI VARIAS TÁTICAS, PROMETI PRESENTES AMEACEI, BRIGUEI, CONVERSEI COM MUITO CARINHO,E ELE ME PROMETE QUE VAI FAZER NO VASO, NÃO ADIANTA NADA, ELE SUJA A COECA MUITAS VESES POR DIA, TEM HORA QUE SO SUJA E AS VEZES FAZ MUITO, ATÉ DEBAIXO DO CHUVEIRO ELE FAZ E DA A ENTENDER QUE NÃO SENTE SAIR, E TEM UM CHEIRO MUITO MAIS MUITO FORTE MESMO, QUE NÃO SAI DA ROUPA AS VESES TENHO QUE JOGAR FORA, MES QUE VEM ELE VAI PARA O COLÉGIO ESTOU MUITO PREOCUPADA O QUE FAÇO, NÃO TENHO MUITAS CONDIÇOES PARA TRATAR NO PARTICULAR, O QUE FAÇO ME AJUDA MUITO OBRIGADA ALICE meu email maliceof@gmail.com

Anônimo disse...

Oi Dr Adriana,tenho um sobrinho de 8 anos e desde que saiu das fraldas ele só faz coco na roupa , não consegue fazer no banheiro !O dia inteiro ele faz coco na roupa, não sabemos mais o que fazer, ele esta passando com psicologa, mais não esta adiantando muito!A vida dele não foi muito facil pois a mae não tem contato com ele sumiu do mapa desde nenem, o pai faleceu fazem quase 4 anos...Ele mora com avos paternos (meus pais) e fica de final de semana comigo ...Mais já não sabemos mais o que fazer...Pode me ajudar em algum ponto?? Estamos com medo dele sofrer na escola com isso...Aguardo Obg Julia

Anônimo disse...

Olá! Dra. Adriana! meu neto tem 4 anos e não senta na privada. Suja a cueca várias vezes ao dia. Vai começar na esolinha, tenho medo dele sofrer alum constrangimento, conforme as pessoas. Obrigada. adila.sebba.sanches@terra.com.br. Me rsponda se possível, por favor! Obrigada.

Anônimo disse...

Olá Dra. Adriana. Meu filho tem 3 anos e 8 meses e há um ano, desde o início da retirada das fraldas, tem segurado as fezes. Por vezes o pego nos cantos da casa, se contorcendo para não fazer cocô. Suja mais de 10 cuecas por dia. Meu psiquiatra me orientou para que eu não ligasse e o deixasse, mas não consigo, pois o odor é demais. Também tem o fato de estar na escolinha e isto ser constrangedor pra ele. Alguns dizem que ele tem medo, pois as fezes devem estar ressecadas, mas não sei se é realmente isso. Ouvi falar em probióticos. Será que resolve? Ele está fazendo terapia há alguns meses. Eu, como outras mães, estou desesperada e estressada com esta situação. Desde já agradeço a orientação e atenção. Meu email: cassiarci@gmail.com

Professor Diógenes disse...

Boa tarde, meu filho completará 8 anos agora em fevereiro e desde SEMPRE teve dificuldade em ir ao banheiro, as coisas pioraram muito qdo ele foi pra creche e lá tiraram a fralda dele abruptamente( ele estava começando a usar o vaso e depois disso NUNCA MAIS). Fiz tratamento com gastro, fui ao psicólogo, já dei remédio, mas NADA muda a situação, e, agora ele começa a se sentir menor e pior do q os outros.Por favor, me oriente ao q devo fazer, pois a família palpita muito, mas não percebem q estou tentando de todas as formas, só não sei por onde devo seguir. Meu email: laguiarfs@yahoo.com.br

Anônimo disse...

oi dr adriana me ajude por favor meu filho tem 4anos ja passou por psicologo faz tratamento com gastro mas nao para de fazer coco na calça eu nao sei mais o que fazee como lidar com isso estou desesperada pois tenho uma menina de 2 anos e quero tira- la da fralda mas tenho medo de ele fazer tambem me ajude por favor. Meu email é kellypeixoto2010@bol.com.br me responda por favor.!!!

porangrafica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
porangrafica disse...

Olá Dra. Adriana.
Meu nome é Edmilson, tenho um filho de 8 anos que tem este mesmo comportamento, já conversamos muito ele e não conseguiram nada, através de pesquisa na internet encontrei este problema a Encoprese que eu acho que este seria o diagnostico pois relata muito bem o que acontece com ele. Tenho muita pena dele pois ele se suja varias vezes no dia, chegando a levar muitas reclamações de todos.
É muito sofrimento para uma criança e para nós que o amamos, não sabemos o que fazer, como lidar com isso.
Gostaria de uma orientação sua.
Grato.
Edmilson.

gitolax disse...

Boa Tarde Doctora Adriana

Meu nome é Gito,sou moçambicao
Tenho um filho de 5 anos que sofre de encoprese.
Tudo começou com prisão de ventre,levei-o a uma clinica onde o
desparasitara mas depois desse dia passou a tirar fezes sem cheiro,
passado duas semanas começou a fazer coco nas calças.(fezes da cor de
alcatrão com cheiro muito forte)

Levei-o ao Hospital onde detectaram Milena,dizendo que as fezes
estavam se misturando com sangue receitaram medicamentos e depois de 3
meses esse problema diminuiu, as fezes voltaram a ter cor normal e a
consistência adequada,isso com 3 anos e 8 meses.Quando fez 4 anos as
fezes começaram a escapar denovo mas desta vez não se queixava de
dores, até agora que ele tem 5 anos continua com esse prblema, ja fui
a muitas unidades sanitarias mas nenhuma delas deu procedimento
plausível para este caso, este é um grito dum pai preocupado com a
saúde do seu filho,pois,a fase de ele ir a escola está chegando e não
sei como ultrapassar esse desafio, se receber esse email por favor a
peço em nome de tudo que é sagrado AJUDA. +258 828010710

Anônimo disse...

Meu filho tem quase 05 anos, já vai na escolinha, tive um pouco de dificuldade para tirar a fralda dele porque ele quando queria fazer coco pedia para colocar a fralda só para isso. foi assim até os 3 anos ai disse que não tinha mais fralda do tamanho dele que tinha que fazer no peniquinho, mas não fazia então ele descobriu um jeito na hora do banho, eu colocava o penico no banho e ele fazia no chao e colocava no penico me enganando kkk até eu descobri que ele fazia isso. então eu pressionava ele ficava segurando, e ficava com problema 3, 5 dias sem evacuar, sendo que ele fazia sempre muito e varias vezes ao dia. pediatra passou laxante, mudei alimentaçao mas ele segura assim mesmo, então entre ficar ressecado ou fazer no banho eu relaxei e deixei por um tempo, tem 2 semanas que voltei a pegar no pé dele para ele parar com isso ta na hora de usar o vaso e começou a segurar e agora faz na cuequinha, tirei dele o computador ele chora p eu liberar mas to fazendo isso se nao fizer no vaso nao vou liberar, não sei se vai resolver. mas já tentei tudo e prometi brinquedos,pontos,figurinhas, desenhamos placas proibido fazer coco no banho ele ate achou muita graça. mas tó na mesma

precisando de uma luz..kkkkkk
obrigada.
lia

elaine MG disse...

esOla DR ADRIANA me ajude por favor meu filho tem 6 anos e nao faz coco no vazo desde os 3 anos quando perdeu o avo ja levei na pscologa ,em pediatras onde diagnosticaram encoprese mas nada adiantou , levei no gastro pensando que poderia ser algum problema no entestino , mas ele disse que ele nao tem nada , POR FAVOR ME AJUDE O QUE DEVO FAZER , ja briguei ja proibi ele de brincar com os coleguinhas . E agora o que faço ? meu imail( elaine.faria@hotmail.com)

elaine MG disse...

Ola DR ADRIANA me ajude por favor meu filho tem 6 anos e nao faz coco no vazo desde os 3 anos quando perdeu o avo ja levei na pscologa ,em pediatras onde diagnosticaram encoprese mas nada adiantou , levei no gastro pensando que poderia ser algum problema no entestino , mas ele disse que ele nao tem nada , POR FAVOR ME AJUDE O QUE DEVO FAZER , ja briguei ja proibi ele de brincar com os coleguinhas . E agora o que faço ? meu imail( elaine.faria@hotmail.com)

Unknown disse...

Também passo por este problema citado a cima com um sobrinho de 8 anos, ele sofre de encoprese secundária. Como faço pra ajuda-ló????????
email: ellenbandeira7484@gmail.com

Anônimo disse...

ieBoa noite!!!!
Tb passo por este problema da encoprese, com meu filho de 5 anos, hoje cheguei no meu limite já não sei lidar com isso, ele sempre teve o intestino preso e se machucou algumas vezes acredito que esse tenha sido o causador da encoprese, pois ele segura para não defecar com medo de se machucar, pelo menos é isso que imagino que aconteça, pq quando pergunto ele só me responde que não viu que o coco tinha saído...agora tenho dado bastante fibra para ele mas ele continua a fazer nas calças...ME AJUDE ESTOU ENLOUQUECENDO....

Anônimo disse...

ola dr.meu nome é gardenia tenho um filho de tres anos e meio ja fazia coco e xixi no banheiro normalmente desde os dois anos de idade.ele faz uso do remedio dogmatil.essa semana começou a fazer coco na cueca.recentemente estava de ferias entao ele passou muito tempo comigo.e agora voltei a trablhar.entro nno trabalho as 6;30 ele fica com o pai,que o deixa na escola,e entao a baba o pega as 11:00 e eu o pego as 16:00hs.sera que tem algo errado.sera que fui eu o problema.

renato disse...

Olá!sou pai de uma menina de 3 anos,e já faz quase 1 ano que ela não usa mais fraldas,porém cocô ela só faz nas calcinhas,as vezes escondida.sinto que cada vez que começa a sentir vontade de defecar ela já fica tensa com a situação,porque a mãe já não tem mais paciência e já parte para agressão.temo por algum trauma.por favor!me ajudem!!!(renatogaroupa1@gmail.com)

cintia disse...

Olá Dra.Adriana.
Meu nome é Cintia tenho um filho de 11 anos e ele tá sempre todo dia com a cueca sujá e vem desde pequeno eu já não sei + o que fazer já conversei com ele perguntei a ale se ele sente alguma coisa e ele disse que não teve uma época que ele tava indo ao banheiro direitinho + depois voltou a sujar a cueca tudo de novo e temos que brigar com ele para ie tirar a cueca e tomar um banho se não ele fica com ela o dia inteiro e queria saber se ele pode ter essa doença ECOPRESE e se ela tem cura por favor me de uma resposta esse é um pedido de uma mãe desesperada por favor me ajuda

edilaine disse...

ola Dra adriana tenho uma filha de 5 anos e que faz as fezes na roupa por favor me ajunde a resolver este problema faz tempo depois que tirou a fralda com 2 anos ela so faz na roupa edilaine mae

Anônimo disse...

Ola Dra me ajude por favor, tenho 1 filho que já fez 12 anos e ele continua sujando a cueca de fezes e eu não sei + o que fazer já o colocamos de castigo, brigamos, já conversei, o pai já o orientou de todas as formas, + agora que minha filha naceu ele diz gostar muito dela + eu vejo que o problema dele piorou ele chega a guardar cuecas sujas escondidas dentro do guarda roupas dele as vezes percebo ele meio que se escondendo eu já sei que fez, outra ora nenos sem esperar ele vai tomar banho e vem de la todo perfumado meio sem grassa. Por favor me ajude não sei + o que fazer já que ele ta grande tenho medo dele sofrer preconceito na escola ou se ficar adulto desse jeito e acabar se isolando cada dia já que ele é muito tímido. Fico grata.

Anônimo disse...

como todos voces tambem passei, por essa situação, e só atraves da net descobri que meu filho de 6 anos tinha encoprese e lendo esses comentarios resolvi tentar fazer como uma das maes, que passou a dar laxante natural para o seu filho, para que ele fizesse o coco todo de uma vez.
E eu comecei a dar para o meu filho toda sexta feira a noite devido a escola e ele começou a fazer todo o coco no sabado e passou a não sujar mais as cuecas.Comecei com esse processo em fevereiro de 2013,deu certo, e hoje 4 meses depois ele não esta mais tomando o laxante, porque o intestino dele regularizou e ele vai ao banheiro, senta no vaso, o que ele não fazia e o coco sai todo de uma vez naturalmente.As vezes nem acredito, que todo aquele tormento, o conflito familiar que isso estava causando acabou.Vale a pena tentar esse metodo,para que a gente não veja mais o sofrimento, a vergonha e a angustia deles.Espero que contando essa experiencia que tive,eu possa estar ajudando mâes e pais desesperados com essa doença.Tenham fé de que tudo vai se resolver.

eliane disse...

ola dr,sinceramente nao sei mais o que fazer, meu filho tem 5 anos e geralmente faz coco na roupa fico muito nervosa com essa situaçao mas nem sempre foi assim ele começou com frequencia ha uns 2 meses eu pensava que era por preguiça de ir ao banheiro ou medo nao sei mas agora vendo o que a senhora disse penso que talvez seja essa doença,fico muito irritada pq a irma dele tem 2 anos e nunca fez coco na roupa. me oriente por favor.

Anônimo disse...

Drª. Meu filho de 4 anos suja uma 3 vezes ao longo do dia a cueca. Náo chega a fazer o cocö, mas a cueca fica sujinha (como se ele tivesse segurado). Isso pode ser encoprese? Me responda, por favor! denisefuzeto@hotmail.com



Anônimo disse...

AJUDA URGENTE
Olá Dra. Adriana!
Minha filha de 4,6 anos ainda não faz as fezes no vaso e nem no penico, nunca fez. Só faz xixi no vaso. Levei ao pediatra e não foi constatado nenhum problema físico. Quando sente vontade, ela se contorce toda, sofre muito, às vezes não consegue dormir, segurando as fezes e levantando toda hora. Ela ainda usa fralda algumas vezes durante o dia e sempre durante a noite. Preciso de ajuda urgente.

Unknown disse...

Doutora, bom dia! Estive lendo sobre os comentários e cheguei a conclusão que meu filho de 7 anos está com esse problema de encoprese. Está soltando um coco as vezes na cueca. Por favor, quais os tratamentos pra isso? Ivan.bhz@Hotmail.com. Obrigado!

Unknown disse...

Doutora, bom dia! Estive lendo sobre os comentários e cheguei a conclusão que meu filho de 7 anos está com esse problema de encoprese. Está soltando um coco as vezes na cueca. Por favor, quais os tratamentos pra isso? Ivan.bhz@Hotmail.com. Obrigado!

Anônimo disse...

Olá !! Li os comentários e percebi que o problema é grave e não é só com meu filho. Não sei o que fazer mais ele tem 08 anos e faz coCÔ na roupa desde os 05 anos!!Me envie uma resposta por favor!!!

Unknown disse...

Oi Dra. eu tenho 34 anos e a uns 5 anos comecei a ter esse problema. Eu não percebo e quando começo a sentir um odor vou ao banheiro e saiu uma quantidade de coco, só chega a sujar a cueca mais o cheiro é muito forte. Eu uso fralda para dormir todas as noites porque tenho enurese noturna. Será que pode estar relacionado com esse problema ? Me ajude por favor.

silvadper@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Dra,meu filho tem 4 anos ha ums dois anos percebi a dificuldade dele de fazer coco,ele so faz na roupa ou no chao mesmo assim so conseque fazer de vez enquando,ele tem o intestino muito preso lendo esta máteria percebi que meu filho se encaixa na encoprese,tem cura pois ja levei ele no pediatra e nada dele melhora,o que devo fazer? Presciso d e ajuda...

Anônimo disse...

Olá Drª Adriana, meu filho tem 9 anos e 2meses, sempre apresentou esse quadro desde muito pequeno, às vez tem uma melhora, outras vezes fica mais intensa, já procurei ajuda com todos os profissionais e não tivemos muito sucesso, a situação ainda continua, resolvi compartilhar porque ultimamente tenho notado alguns pais não permitirem que seus filhos não brinquem com meu filho, muitas das vezes inventam desculpas só para não deixar, tenho visto meu filho com uma baixa estima elevada, converso muito com ele e dou todo carinho possível para levantar sua auto estima, preciso de ajuda, pois não quero ver meu filho isolado.

Unknown disse...

Olá doutora na matéria diz que é muito comum em meninos mas minha filha de 10 anos evacua na calça desde 4 anos eu ja falei conversei ja achei que é sem vergonha mais não consigo identificar será que a mesma tem ecoprese o que devo fazer? não consigo acreditar que existem pessoas que não sentem o cheiro de coc por favor me de uma orientação sou aux de enfermagem que tipo de profissionais devo procurar para levar minha filha

Anônimo disse...

Meu filho tem 12 anos e nunca foi ao banheiro sempre fez na roupa. Ja foi feito todos tratamentos e ele nao para . To desesperada me ajude.

Rose disse...

Boa tarde
Tenho um filho de 9 anos vai fazer 10 no proximo mes, e desde os 2 anos ele faz coco nas cauças e o pior e que ele disse que nao sente sair e nem o mau cheiro que da, parece que ele nao esta nem ai, ele chegar a tomar de 4 a 5 banhos por dia, ja levei no medico ja fez exames do reto e nao deu nada e quando ele vai ao banheiro sai tao grosso que eu fico assustada como ele conceguiu fazer aquilo, o pai dele fica falando que tem que bater nele mais eu nao bato por que nao acho que e esta a soloçao, nao sei mais o que fazer!

Lais Costa disse...

Boa noite dr
Minha filha tem 6 anos e sofre desse problema à algum tempo e já tentei de tudo conversar brigar e vi que não adianta não sei mais o que fazer..

Obrigada

Anônimo disse...

Ola, minha filha tem 7 anos e meio e por algumas vezes teve esse problema. No inicio eu tinha muita raiva, mas depois desconfiei que pudesse ser psicologico e fui conversando com ela, dando seguranca. Passou! O problema agora e que ela ano se limpa sozinha. Todas as criancas da turma da escola ja vao ao banheiro sozinhas, mas a minha filha precisa de mim. Ela segura para fazer coco em casa, pois precisa sempre da minha ajuda! Ela diz que tem nojo.
Sera que oode ser alguma questao psicologica?
Devo leva-la a um psicologo?
Obrigada

Anônimo disse...

Dra, faz uns três dias ou mais que meu filho de 9 anos está fazendo cocô nas calças, o comportamento dele mudou, está mais quieto e diz que não sente quando faz nas calças, no banheiro não faz e está sem apetite, estou muito preocupada, me ajude por favor, levei ao médico hoje e o médico diz que é do calor e porque ele é muito ressecado.

Unknown disse...

olá dra adriana tudo que li nestes comentarios anteriores eu vivo, minha filha tem 11 anos e vive fazendo coco nas calças antes era só em casa mais hoje ela vive fazendo em quase todos os lugares dentro do carro viajando, na casa da colega e eu já nao aguento mais de ensinar o certo pra ela faz acompanhamento psicologico já fez testes com neuropsicologico, já foi a psiquiatra e nada de resolver as vezes eu fico pensando que nao vou aguentar tanto sofrimento me ajude me endique uma especialidade se realmente for doença. grata Marili meu email marilivieira@hotmail.com

Unknown disse...

Boa noite doutora!
Tenho um aluno de 7 anos com encoprese e não estou sabendo conduzir a situação.
Peco a sua ajuda por favor.
Niveacalazans@hotmail.com

tayse abdon disse...

bom dia dotara,,,me chamo tayse vendo todos esses comentario me sinto menos desesperada meu filho tem esse problema....ele tem quatro anos é quase o dia todo sujando a cueca choro quando vejo ele assim tirei ele da escola por enquanto ate resolver isso ,,,,,me de umas dicas o que devo fazer por favor o que devo fazer. tayse.abdon@hotmail.com espero sua resposta.obrigada mae de tayto gabriel....... amapá

Anônimo disse...

Dra meu filho tem 1 e 3 meses desde seus 6 meses,ele vem com dor no abdome de dele qdo quer faze coco poe força nas pernas e começa a tremer chora bastante ja usei tds tipos de fibra e remédios nao sei mais o que faço me ajuda!

LETICIA T disse...

BOM DIA,

TENHO UM FILHO DE 7 ANOS E FAZ 6 MESES QUE ELE VOLTOU A FAZER COCO NA ROUPA, E O PIOR DE TUDO QUE ELE NAO CONTA E NEM SE LAVA, SE EU NAO PERCEBER FICA O DIA TODO SUJO DE COCO.
PEÇO UMA ORIENTAÇÃO DO QUE DEVO FAZER POIS ESTOU DESENPERADA, JA APLIQUEI CASTIGO, JA BATI, JA CONVERSEI, JA DEI ORIENTAÇÃO, MAS NADA RESOLVE.

Unknown disse...

Boa tarde Dr.!!!

Meu nome é Daniel Mário e eu estou passando por este problema com meu filho, ele tem 11 anos e ele começou com este problema a mais ou menos uma no atrás depois do falecimento de minha cunhada, desde então ele tem feito coco nas calças direto e não vai ao banheiro, só faz nas calças. Teve uma semana que ele havia parado e estava fazendo no vaso sanitário, mas depois de exatamente uma semana ele retornou a fazer nas calças . Dr. Eu e minha esposa já fizemos de tudo, psicóloga e tudo e não descobriram o que está acontecendo. Se a Dr puder me ajudar me responda por favor. Meu email é daniel-152022@hotmail.com


Desde já muito obrigado!!!

Unknown disse...

Vivi este mesmo problema com o meu filho:aos 8 anos começou a fazer cocó nas cuecas. Comecei logo a imaginar q seria por a família estar de luto e das mudanças entretanto.
Descobri depois q sofria de Encoprese ou seja fezes duras que causavam dor e claro que temia ir á sanita.Depois de tanto me zangar com ele foi só preciso limpar os intestinos e ter mais cuidados na alimentação e Água muita água.
Enfim, fui quase eu que o deixei traumatizado. Mães e pais reflitam pode ser que seja igual com o vosso filhote deixo o meu testemunho. Obrigada

Unknown disse...

Oi dra estou te mandando pois meu filho tem 7 anos mais ele vai ao banheiro 5 vezes ao dia pode ser esse problema mais ele nao faz na roupa o que eu devo fazer.

Unknown disse...

Boa tarde dra.
tenho um filho de 5 anos e ele está fazendo coco nas calças quase todos os dias na escola. Se ele está em casa ele pede normal e vai ao banheiro mas na escola ele tem essa dificuldade. O que eu posso fazer para ajudá-lo?

Elida disse...

Vou tentar,obg por compartilhar

Maria disse...

Boa noite tenho filho de 4anos ele ainda faz coco na roupa faz as poucos .Ja levei ele no lutrucionista outros médicos não resolveu. O que eu fasso me ajude
Ja conversei ect

Unknown disse...

Olha meu filho tem dois aninhos e ele n faz cocô normal só mela a roupa o q eu faço ele suja a roupas umas 5 vezes por dia isso é normal ou n me ajudar

Unknown disse...

Se sua filha do tem dois anos, vc tem que ter paciência ela ainda é um bebê, eu n sou médica mas qualquer pessoa saberia disso, o diagnóstico p encoprese é só depois dos 4 anos.. então tenha paciência com ela..

Unknown disse...

Bom dia meu filho tem 12 anos e faz coc o na roupa ja levei no médico fez vários exames e ñ constou nada ñ sei mais q fazer fico muito triste com essa situação

Anônimo disse...

Meu filho de 8 anos começou a fazer cocô nas calcas, minha esposa faleceu faz um mês, como devo proceder.

Unknown disse...

Boa tarde.
O meu filho tem 4 anos e 5 meses e não faz coco na sanita .
Ele nasceu com 25 semanas e está normal ( apenas ouve mal) .
Hoje na escola fez 2 vezes coco de manhã e de tarde aconselharam -me a não o levar para
a pré de tarde.
Gostaria de saber o que devo fazer .

Anônimo disse...

Passo isso com meu filho de sete anos já não sei mais o que fazer , dia 26 ele tem psicólogo é 24 horas lavando trocando a roupa ! Estou super cansada já tá sendo uma Barra sou separada do pai dele...

 
tag