16 de fevereiro de 2009

Enurese Noturna.

É comum criança com menos de 5 anos fazer xixi na cama durante a noite. Isso ocorre, pois o mecanismo urinário ainda está amadurecendo. Mas, quando a criança com mais de 5 anos de idade, molha a cama pelo menos duas vezes por semana, por no mínimo 3 meses , sem ter a intenção, é possível levantar a hipótese diagnóstica de enurese noturna.
Não é possível prevenir a enurese. O que se sabe é que a enurese é mais frequente nos meninos, e que pais que tiveram enurese quando criança há maior probabilidade do seu filho vir a ter.
A enurese pode ser classificada em primária (quando jamais houve o controle urinário); ou secundária (quando houve o controle por pelo menos 6 meses, e depois foi perdido).
Seja para a enurese primária ou secundária, é necessário consultar um médico para avaliar se há fatores orgânicos envolvidos, e quais são.
Em relação a enurese do tipo secundária (quando tinha o controle urinário e o perdeu posteriormente), é importante observar se a criança passou por alguma situação de estresse (nascimento de irmão, separação dos pais, falecimento de alguém próximo), já que tais situações, podem fazer com que a criança regrida em alguns comportamentos.
Não é incomum que crianças muito calmas, e que não manifestam raiva, molhem a cama durante a noite. Pode ser que esta tenha sido a forma, que elas encontraram para se expressar.
É importante enfatizar que a criança que molha a cama não é culpada. Nenhuma criança quer acordar numa cama molhada e fria. Essa colocação parece óbvia, mas a aponto, porque ainda muitos castigam a criança, talvez por pensar que ela urinou intencionalmente. Portanto, punição não é a forma de solucionar a enurese.
Devemos estar atentos, pois a enurese pode prejudicar a auto-estima da criança. Quando a criança é ridicularizada, insultada ,ou castigada por molhar a cama, a chance disso ocorrer é ainda maior.
Para a criança, o fato de molhar a cama por si só já pode lhe causar ansiedade, medo, e algumas limitações (Por exemplo, não dormir fora de casa).
Existem diversas formas dos pais ajudarem seu filho. Acho interessante estimular a criança a anotar em um caderno, toda vez que fizer xixi na cama. Quando anotamos um comportamento indesejado, já conseguimos reduzir sua frequencia. Porém, o mais importante, é os pais buscarem orientação médica para que a enurese e os efeitos dela cessem o quanto antes.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Dra. Adriana,
Votei na enquete Enurese Noturna, porque tenho grande interesse no assunto.
Meu filho já tem mais de 5 anos e ainda faz xixi na cama, seu texto foi muito esclarecedor e irei seguir suas recomendações procurando uma ajuda profissional.
Obrigada!!!
Eunice de Souza.

Anônimo disse...

Parabéns... pelo blog Dra. Adriana.
Tenho um filho de 6 anos e achei os assuntos abordados muito interessante.

Daniel Santana.
Osasco-SP

Anônimo disse...

Dra. Adriana,

Estou tendo esse problema de Enurese Noturna aqui em casa.
Sei que preciso procurar uma ajuda especializada no assunto, mas você poderia sugerir algum livro que pudesse dar mais detalhes?!?

Obrigada.
Sheilla Leme.
Carapicuiba-SP
sheillaleme26@hotmail.com

Anônimo disse...

eu tenho enurese noturna e gostaria de saber dicas praticas para melhorar, pois estou com 31 anos.

Anônimo disse...

eu tenho enurese noturna e gostaria de saber dicas praticas para melhorar, pois estou com 31 anos.

mail: leopercioponteluiz@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá Dra., após inúmeras tentativas de solucionar um problema que sofremos com meu filho esolvi buscar ajuda por esta via. Tenho um filho de 12 anos e por várias vezes faz coco na calça, quando pergunto o que ocorreu ele se cala, sempre... Disse a ele que vou procurar ajuda de um profissional pois tem medo que ocorra isto perto de amigos e que ele seja humilhado. Entende ? Hoje aconteceu de novo. Será que é um problema psicológi ou patológico? Dificil demais, pode me ajudar. Por favor.

 
tag