9 de março de 2009

Stress Infantil

Nos dias de hoje tem se falado muito sobre stress. Muitos pensam que o stress atinge apenas adulto, mas a criança também pode ser alvo desse problema.
Quando vivemos alguma situação, seja boa ou má, que nos desperta grande emoção, e exige que mudemos o nosso modo de agir, estamos diante de uma fonte de stress.
No seu dia a dia a criança se depara com diversas situações que são causadoras de stress. As fontes de stress podem ser externas, ou internas (por exemplo: timidez e ansiedade).

FONTE EXTERNA DE STRESS: São os acontecimentos bons ou ruins na vida da criança, que faz com que ela gaste muita energia para se adaptar.
As fontes externas de stress mais comuns são: excesso de atividades e responsabilidade; brigas e ou separação dos pais; morte na família; rejeição dos colegas; dificuldade escolar; doença; hospitalização; nascimento de irmão; e mudanças (casa ou escola).
Os pais devem estar cientes de que a vida cria stress para todos, e de que é normal a criança deparar-se com algumas situações estressantes.
Algumas fontes de stress como: hospitalização, morte e doenças; não é possível ser evitada e foge do controle dos pais. Nessa situação o que podemos fazer é oferecer apoio, e oportunidade para a criança se expressar, e se necessário buscar orientação profissional.
Algumas situações de stress podem ser evitadas, como por exemplo: excesso de responsabilidades e atividades. Noto que nos dias de hoje as crianças estão cada vez mais sobrecarregadas de atividade extra curricular. A criança se sente responsável em corresponder a uma grande expectativa dos pais, e fica sobrecarregada de deveres. Muitas vezes não sobra tempo livre para que ela possa brincar, e se dedicar aquilo que lhe dê prazer.

Na próxima postagem será abordado os sintomas do stress.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi mais essa!!!

Achava que stress era coisa de Adulto, ficarei aguardando ansiosamente o próximo texto sobre esse assunto.
Rogério Ambatlle.
S.C do Sul - SP

 
tag