9 de fevereiro de 2009

A criança com medo de crescer.

Quem nunca falou ou ouviu (quando criança) comentários como: "se você não estudar direito hoje, como arrumará um emprego quando crescer?" Ou então " se você não for mais responsável, como irá se cuidar quando crescer?". Acredito que a intenção dos pais é despertar na criança senso de responsabilidade.

Mas atenção! Imagine como é ouvir isso diversas vezes durante a infância. Tais comentários fazem com que o "crescer" pareça algo muito difícil e grandioso, talvez até inalcançável. Poderá despertar na criança um sentimento de medo em relação ao futuro. E o mais importante, tais comentários não fazem com que a criança se torne mais responsável.
Uma criança que frequentemente ouve tais cobranças, poderá sentir-se ansiosa, e com medo: "se eu não consigo fazer direito hoje, também não conseguirei fazer quando crescer". O futuro poderá parecer difuso e ameaçador, dando a sensação de que provavelmente não conseguirá corresponder ao que se espera dela.

Não é incomum crianças apresentarem medo de crescer. Algumas vezes esse medo é expresso verbalmente, outras vezes conseguimos notá-lo através do comportamento.

É importante saber dosar a forma como é feita qualquer cobrança, sendo assim, vamos deixar muitas delas no tempo presente. Por exemplo: a criança precisa fazer a lição de casa porque é sua responsabilidade, e um compromisso assumido hoje com a professora, e não porque futuramente precisará de um bom emprego.
O futuro deixaremos no lugar dele.

11 comentários:

Anônimo disse...

Dra. Adriana,
Entrei no seu blog por uma indicação da professora da minha filha e confesso que após ler seus artigos identifiquei uma serie de erros cometidos por minha parte.
Parabéns pelo blog e quero dizer que seus comentários estão sendo de extrema valia, principalmente por eu ser mãe de primeira viagem.
bjs,
Renata Marques.

Anônimo disse...

Nossa, é verdade, eu sempre falo pra minha pequena, filha, tem que estudar pra qdo crescer ser doutora...rsrs cometemos uma série de erros que nem sabemos, esse blog é de muita utilidade.

Até mais....

Leandro A. Gallo

Anônimo disse...

Meu filho tem medo de crescer,ele dis q tem medo de ficar velho e morrer ou q eu fique e o deixe,ele tem seis anos e chega a chorar quando tocamos no assunto de q ele nao vai poder ser crianca pelo resto da vida.

Anônimo disse...

Minha filha tb tem medo de crescer.... Ela fala e as vezes chora. Tb. Ela diz que tem medo de ficar sem mim!
Isso sempre acontece na hora que ela vai dormir... Ela pede para eu deitar com ela e diz que quer conversar... Eu deito e canto (rezo) com ela ou melhor para ela.
Eu a lembro como foi quando ela entrou no primeiro ano... Quando ela aprendeu a escrever, que é igual matemática ... Você começa aprender um pouquinho... Primeiro soma, depois subtração, multiplicação e divisão. Assim é crescer. Cada vez aprendemos um pouquinho +. Mas ainda assim ela diz ter medo... Não sei se respondi certo, se dei uma resposta coerente ou se fui muito evasiva?
Perguntei se ela queria conversar com a professora Vanessa na escola ( a psicóloga ) ela disse que não... Queria falar comigo!

brunohairdesign disse...

Minha filha esta sofrendo por mesmo problema
Tem medo de crescer
As vezes acordá chorando , e diz não saber porque chora ,
Elá se abriu com meu cunhado
Disse que não quer crescer
Confesso eu estou muito preocupado
Aqui é o pai dela falando...

Unknown disse...

Meu filho tem medo de crescer,ele dis q tem medo de ficar velho e morrer ou q eu fique e o deixe,ele tem seis anos,ele me procura o tempo todo falando sobre isso chega até soluça de tanto chorar,com medo de crescer não sei o que devo fazer 😔😔

Anônimo disse...

Minha filha diz que não quer crescer, recentemente morreu o bisavô dela e então ela diz que não quer crescer porque não quer ficar velhinha e morrer. Como fazê-la entender qu crescemos e morremos sem trauma?

Dani disse...

Estou com o mesmo problema minha filha de 10 anos chora do nada dizendo que não quer crescer,tem medo de morrer e que nos os pais ela poderá perder,isso já anda um pouco constante .na nsei oq fazer concerssamo com ela mas nan passa diz que tem muitas dúvidas na cabeça dela sem resposta que deixa ela confusa .

Unknown disse...

Minha filha de quatro anos diz que nao quer crescer, quer ser bebé e chora compulsivamente, que faço?

Unknown disse...

Olá fiquei mas tranquila ao ler os os relatos dos outros país. Pois tenho um filho de 11 anos e ele fala constantemente que não quer crescer pois se crescer ficará sem mim e o pai pois iremos morrer. Isso me deixa bem triste gostaria de saber como lidar com isso de uma forma que ele intenda?

Unknown disse...

Estou lendo o relato de vocês e chorando. Pois passo por isso com meu filho. Ele chora das lágrimas pingarem , com medo de crescer, medo de fracassar. Eu achando que o problema estava nele, acabo de perceber que eu posso está gerando esses medos nele. Cobrando pra ele estudar ...falando sobre um bom emprego. Como é difícil educar, até tentando ajudar, a gente erra.

 
tag