9 de fevereiro de 2009

A criança com medo de crescer.

Quem nunca falou ou ouviu (quando criança) comentários como: "se você não estudar direito hoje, como arrumará um emprego quando crescer?" Ou então " se você não for mais responsável, como irá se cuidar quando crescer?". Acredito que a intenção dos pais é despertar na criança senso de responsabilidade.

Mas atenção! Imagine como é ouvir isso diversas vezes durante a infância. Tais comentários fazem com que o "crescer" pareça algo muito difícil e grandioso, talvez até inalcançável. Poderá despertar na criança um sentimento de medo em relação ao futuro. E o mais importante, tais comentários não fazem com que a criança se torne mais responsável.
Uma criança que frequentemente ouve tais cobranças, poderá sentir-se ansiosa, e com medo: "se eu não consigo fazer direito hoje, também não conseguirei fazer quando crescer". O futuro poderá parecer difuso e ameaçador, dando a sensação de que provavelmente não conseguirá corresponder ao que se espera dela.

Não é incomum crianças apresentarem medo de crescer. Algumas vezes esse medo é expresso verbalmente, outras vezes conseguimos notá-lo através do comportamento.

É importante saber dosar a forma como é feita qualquer cobrança, sendo assim, vamos deixar muitas delas no tempo presente. Por exemplo: a criança precisa fazer a lição de casa porque é sua responsabilidade, e um compromisso assumido hoje com a professora, e não porque futuramente precisará de um bom emprego.
O futuro deixaremos no lugar dele.

7 comentários:

Anônimo disse...

Dra. Adriana,
Entrei no seu blog por uma indicação da professora da minha filha e confesso que após ler seus artigos identifiquei uma serie de erros cometidos por minha parte.
Parabéns pelo blog e quero dizer que seus comentários estão sendo de extrema valia, principalmente por eu ser mãe de primeira viagem.
bjs,
Renata Marques.

Anônimo disse...

Nossa, é verdade, eu sempre falo pra minha pequena, filha, tem que estudar pra qdo crescer ser doutora...rsrs cometemos uma série de erros que nem sabemos, esse blog é de muita utilidade.

Até mais....

Leandro A. Gallo

Anônimo disse...

Meu filho tem medo de crescer,ele dis q tem medo de ficar velho e morrer ou q eu fique e o deixe,ele tem seis anos e chega a chorar quando tocamos no assunto de q ele nao vai poder ser crianca pelo resto da vida.

Anônimo disse...

Minha filha tb tem medo de crescer.... Ela fala e as vezes chora. Tb. Ela diz que tem medo de ficar sem mim!
Isso sempre acontece na hora que ela vai dormir... Ela pede para eu deitar com ela e diz que quer conversar... Eu deito e canto (rezo) com ela ou melhor para ela.
Eu a lembro como foi quando ela entrou no primeiro ano... Quando ela aprendeu a escrever, que é igual matemática ... Você começa aprender um pouquinho... Primeiro soma, depois subtração, multiplicação e divisão. Assim é crescer. Cada vez aprendemos um pouquinho +. Mas ainda assim ela diz ter medo... Não sei se respondi certo, se dei uma resposta coerente ou se fui muito evasiva?
Perguntei se ela queria conversar com a professora Vanessa na escola ( a psicóloga ) ela disse que não... Queria falar comigo!

brunohairdesign disse...

Minha filha esta sofrendo por mesmo problema
Tem medo de crescer
As vezes acordá chorando , e diz não saber porque chora ,
Elá se abriu com meu cunhado
Disse que não quer crescer
Confesso eu estou muito preocupado
Aqui é o pai dela falando...

Taienny Silva disse...

Meu filho tem medo de crescer,ele dis q tem medo de ficar velho e morrer ou q eu fique e o deixe,ele tem seis anos,ele me procura o tempo todo falando sobre isso chega até soluça de tanto chorar,com medo de crescer não sei o que devo fazer 😔😔

Anônimo disse...

Minha filha diz que não quer crescer, recentemente morreu o bisavô dela e então ela diz que não quer crescer porque não quer ficar velhinha e morrer. Como fazê-la entender qu crescemos e morremos sem trauma?

 
tag