5 de fevereiro de 2009

A criança e seus medos.

Medo é um sentimento extremamente frequente na infância.
Existem diversos tipos de medo. Entre os mais comuns estão: monstros, ladrão, escuro, bichos, perder alguém próximo e crescer.
O aparecimento do medo pode ser atribuído a ideias fantasiosas (monstros), ou a situações reais vivenciadas (uma criança que sente medo de ladrão, após ter sua casa invadida).
Alguns desses medos são expressos facilmente, porém, outros podem manter-se ocultos podendo causar sintomas físicos, e comportamentos retraídos ou agressivos. Além disso, o temor de algumas crianças pode transformar-se em fobias, fazendo-se necessário o auxílio de um profissional.
Os pais devem estar atentos se o medo de seu filho está prejudicando no convívio familiar, social ou escolar (a criança deixa de participar de brincadeiras ou excursão escolar, recusa em dormir fora de casa, dorme apenas no quarto dos pais, dificuldade em afastar-se dos pais, entre diversos outros comportamentos).
Pais que apenas explicam e desconsideram o medo da criança: "não precisa ter medo disso...", não estão ajudando para que o medo acabe. Diante de tal postura, o que poderá ocorrer é a omissão do medo: a criança deixa de expressar seus temores para agradar os pais, ou para não assustá-los, ou ainda, podem calar-se por não se sentir compreendida.
É importante que os pais aceitem os medos da criança e dê oportunidade para que ela os expresse.
Normalmente a criança não apresenta dificuldade em expressar seus medos, e quando os pais conversam abertamente sobre o assunto, a criança se sente forte para encarar aquilo que lhe é ameaçador.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei desta matéria,me esclareceu um pouco mais sobre este assunto.Meu filho sempre teve medo de dormir fora de casa sem a nossa presença.Hoje ele tem 16 anos e ainda não consegue passar uma noite longe da gente.É muita insegurança para uma pessoa só,não sei como ajudá-lo,sofro muito por ele.Ele até já tentou uma vez,ficou duas noites com amigos da igreja numa conferência,mas não dormiu bem,nem se alimentou.Me ligou sempre desesperado chorando muito.O que faço?

 
tag